Avaliação Sociológica de um Shopping Center
A partir da década de oitenta, verificou-se nas grandes metrópoles brasileiras e cidades em expansão a implantação de Shopping Centers, representando uma nova perspectiva na relação mercadológica entre os profissionais envolvidos com as práticas comerciais e o consumidor.
Constituindo-se numa tendência contemporânea, vinculada às mudanças de comportamento social observadas na modernidade, na visão sociológica, os Shopping Centers configuram-se como espaços projetados para atender às exigências da noção de “cidade ideal” intramuros. Nessa perspectiva, ultrapassam em muito a relação tradicionalmente estabelecida entre vendedores e compradores, ampliando consideravelmente as dimensões classicamente estabelecidas nas relações comerciais.
Portadores de um complexo de serviços diversificados e estabelecimentos comerciais de perfis diferenciados, os Shopping Centers incorporam ainda a programação de eventos que atendam aos interesses dos frequentadores, reproduzindo nesse espaço delimitado, as possibilidades oferecidas à população na experiência de vida urbana.
Baseados na concepção de “cidade ideal”, os Shopping Centers desenvolvem nos seus freqüentadores expectativas de solução para as complexas questões sociais urbanas não resolvidas para os cidadãos.
Os Shopping Centers representam, portanto, uma cidade em miniatura, onde são recriados em seus interiores, avenidas, bulevares, alamedas de serviços e agrupamentos de lojas, dentro de uma nova escala e concepção de relações comerciais.
Nesse cenário ideal, os frequentadores imaginam encontrar um espaço a salvo das estatísticas de violência urbana, das mudanças climáticas, dos transtornos do trânsito, das desordens da geografia urbana e outras dificuldades identificadas nas cidades modernas.
A busca do lazer, de relações com o outro e a sociabilidade são aspectos de grande relevância para o frequentador, que pretende encontrar alternativas para as tendências individualistas identificadas na vida moderna.
O projeto “AVALIAÇÃO SOCIOLÓGICA DE UM SHOPPING CENTER” permite o estudo das diversas dimensões na relação entre os serviços prestados por um Shopping Center e seus frequentadores, visando a atender da forma mais adequada possível às demandas da sua clientela.
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