-
Guiomar de Lemos Ferreira
Guiomar de Lemos Ferreira é socióloga, cientista política e assistente social especializada em psiquiatria. Foi professora da Escola de Serviço Social da UFF e coordenadora de programas e projetos públicos voltados para o desenvolvimento social.
No Ministério da Saúde, implantou e coordenou projetos sócio educativos voltados para o atendimento à população, entre outros, o Programa de Tratamento Médico Psico Social da Criança Asmática e o Programa Pré Natal. Participou como pesquisadora da avaliação dos Programas da Comunidade Solidária no Estado do Rio Grande do Norte e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, no Estado do Pará.
Foi coordenadora da Agência de Desenvolvimento Comunitário de Acari, na zona norte do Rio de Janeiro, implantando em 24 comunidades de baixo IDH, ações sociais previstas no Plano Nacional de Segurança Pública. Foi diretora de Eventos Científicos da Associação Profissional de Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro – APSERJ e atualmente é diretora científica da SocioLógica Cientistas Sociais Associados, coordenando projetos de pesquisa, ministrando cursos e desenvolvendo consultorias nas diversas áreas de atuação da empresa.
Há alguns anos dedica-se ao estudo da família na sociedade brasileira, considerando a grande relevância do tema na análise de questões sociais contemporâneas, como violência urbana, tráfico de drogas e desigualdade social.
-
Márcia Fernanda Ferreira Malheiros
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atuou no magistério superior em instituição privada, na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Indígena (UFF) e como professora contratada, através de concurso público, na FFP/UERJ. Foi pesquisadora do Pró-Índio/UERJ (1992-1998), tendo sido co-autora do livro “Os Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro” (1997; 2009). Atua como pesquisadora em diferentes projetos de pesquisa de cunho interinstitucional, com destaque para parcerias entre universidade pública e agências governamentais.
Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia e História, com ênfase em História Indígena, Trabalho de Campo Etnográfico, História Oral, Pesquisa em Arquivos e Sistematização de Dados, Análise de Indicadores socioeconômicos em Comunidades Tradicionais, bem como em pesquisas e produção textual de Relatórios de Identificação Territorial de “Remanescentes das Comunidades dos Quilombos” e Povos Indígenas, aí incluindo estudos de impacto socioambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: povos indígenas e “situação colonial”, comunidades quilombolas, comunidades tradicionais, processos de territorialização, minorias étnicas e Estado-nação, identidade étnica e territorialidade, relações interétnicas.
A Sociológica
A SocioLógica Cientistas Sociais Associados é uma Empresa formada por profissionais nas áreas de Ciências Sociais, História e Economia, mestres e doutores em Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História. O objetivo fundamental da SocioLógica é desenvolver estudos e projetos vinculados aos seus campos de especialização, baseados nas mais atualizadas teorias das Ciências Sociais.
Nossa equipe de especialistas, fundamentada no conhecimento da dinâmica social e da estrutura da sociedade, presta orientação e assessoria no planejamento estratégico de projetos de curto, médio e longo prazos, acompanhando as diversas etapas de seu desenvolvimento.
Os projetos estruturados pela Empresa direcionam-se à realização de pesquisas, análise de dados, consolidação de informações e elaboração de diagnósticos nas áreas social, política, histórica e mercadológica. No campo político, a SocioLógica monta prévias e pesquisas eleitorais, analisa o perfil do eleitor, suas preferências e expectativas, bem como levanta causas presentes e remotas de seus níveis de rejeição a candidatos, plataformas, programas e ideologias.
Na esfera político-administrativo, a Empresa presta assessoria à elaboração de políticas públicas, avalia resultados de sua implementação e auxilia na criação de projetos e programas voltados para a elevação e melhoria da qualidade de vida da população. Na área histórica e cultural, nossas ações concentram-se no estudo do movimento histórico e social, visando dar suporte ao desenvolvimento de projetos que contribuam para a divulgação de práticas culturais e que incentivem e fortaleçam diferentes nichos da memória nacional.
No campo social, realizamos pesquisas, levantamentos e análise de dados, que fundamentem projetos nos setores público e privado. No setor empresarial, a SocioLógica desenvolve análises do contexto social e do perfil do consumidor, levando em conta as variáveis que interferem no mercado de consumo. Analisamos, também, os dados subjetivos que influenciam o comportamento dos consumidores, suas representações culturais, motivações de compra e os fatores que influenciam suas preferências por marcas específicas. A Empresa promove, ainda, seminários, palestras e debates na esfera das Ciências Sociais, visando a reflexão teórica e o incentivo à produção científica.
A equipe da SocioLógica coloca-se à sua disposição, para prestar esclarecimentos adicionais que sejam do seu interesse.
EQUIPE TÉCNICA
A SocioLógica Cientistas Sociais Associados é uma Empresa formada por profissionais das áreas de Ciências Sociais, História e Economia, mestres e doutores em Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História. Os especialistas que integram a equipe técnica da SocioLógica têm extensa experiência nos diversos campos de atuação nos quais a Empresa atua, mantendo-se permanentemente vinculados à vida acadêmica, o que lhes permite a indispensável atualização de conhecimentos científicos.
POR QUE FAZER PESQUISA SOCIOLÓGICA?
Porque a pesquisa sociológica baseia-se em metodologias científicas de investigação da realidade social e das condições de existência dos seres humanos, permitindo diagnósticos e prognósticos bem fundamentados a respeito dos temas e objetos analisados.
Os sociólogos estudam as sociedades humanas e as organizações sociais, buscando a compreensão e interpretação dos diversos fatores sociais, políticos, históricos e culturais que caracterizam as múltiplas dimensões da vida social e interferem nas relações individuais e grupais.
Os especialistas em Ciências Sociais são formados e capacitados para realizarem pesquisas científicas que possibilitem o conhecimento da dinâmica social, visando a identificação dos aspectos que desencadeiam as mudanças sociais e as transformações de padrões individuais de comportamento e na estrutura das sociedades.
A análise sociológica permite, portanto, o respaldo teórico e científico para a elaboração de planos, programas e projetos nas esferas pública e privada e estratégias de ação mais adequadas, visando a concretização de resultados positivos em projetos de curto, médio e longo prazos.
POR QUE UTILIZAR OS SERVIÇOS DA SOCIOLÓGICA?
A decisão de utilizar os serviços dos especialistas da SocioLógica permitirá aos nossos clientes a certeza de que as suas decisões e projetos empresariais, organizacionais ou governamentais obterão maior índice de acertos. Possibilitará a formulação de planejamentos bem fundamentados e estratégias de ação mais eficientes e adequadas, que os conduzirão ao sucesso nos resultados e impactos esperados.